Seja bem vindo!

É motivo de grande alegria tê-lo visitando este blog. Que Deus te abençoe muito e que nosso trabalho seja edificante para a sua vida. (IBLPN)

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Devocional: Do menor ao maior

Do menor ao maior
Devocional do dia 31/08/2010

“O grão de trigo… se morrer… dará muito fruto.” – João 12:24 NVI

O que você diz àqueles que acreditam em milagres quando eles não conseguem um? Ou quando a sua vida de repente sofre uma reviravolta? Ou quando sua empresa é destruída em um incêndio e o seu seguro não cobre isso? Ou quando seu cônjuge se envolve com outra pessoa? Ali jazem as suas esperanças de um casamento que duraria para sempre. Ali jazem as cinzas daquilo que você precisava perder, para ganhar o que Deus tinha reservado para você a seguir. É ao mesmo tempo uma situação de morte e de nascimento. E isso dói!

Para atingir a próxima dimensão de qualquer coisa, algo que você atualmente possui pode ser a oferta de sacrifício necessária. Jesus ensinou que algumas coisas em nossa vida precisam morrer, para que possamos renascer para o próximo nível. É isso que está acontecendo com você? Quando os problemas surgem, as nossas perguntas geralmente colocam a integridade de Deus em jogo. Ele realmente precisa ser extremamente seguro para Se manter firme no Seu plano diante das nossas hesitações e reclamações.

A verdade é que somente quando olhamos para trás é que percebemos que aquilo pelo que passamos foi apenas o “baile de debutante” da nossa capacidade de confiar - ou seja, mal começou o tempo em que a fé fraca passou a ser uma fé muito além do nosso alcance.

É do outro lado da dor que a nossa fé obtém o seu diploma, e, daí por diante, se recusa a ser intimidada por qualquer pessoa ou por qualquer coisa. Pense nisso!

Porção diária: Porção Diária: Leia Ez 14:1 -16:52, Lc 19:1-10, Sl 103:1-12, Pv 19:12-16

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Devocional: Eu conheço o mar

OSÉIAS 6.1-3

Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua
vinda é certa... (Os 6.3.)

Um menino de oito anos de idade viajou pela primeira vez ao litoral. No caminho,enquanto as lindas paisagens de árvores e montanhas se sucediam majestosamente diante de seus olhos, ele só pensava no momento de ver o mar.

Como seria? Suas águas eram azuis ou verdes? A água era mesmo salgada? Finalmente chegaram. A amplitude do mar, o barulho das ondas quebrando na praia, as nuances de cores sobre a superfície, o sabor salgado em sua boca. Tudo era maravilhoso para ele. E o menino corria pela margem espirrando água, levantando os braços para o alto e gritando:

“Eu conheço o mar!” Ao encontrar um velho pescador que arrumava a sua rede, tocou-lhe nos
ombros e disse eufórico:

– Moço, eu conheço o mar!

E o velho pescador, acostumado com as ondas, vivendo das aventuras e da
própria vida do oceano, disse ao menino:

– Filho, eu também conheço o mar.

Logo no início de nossa jornada com o Senhor, também gritamos a todo
o mundo:

“Eu conheço Jesus!”

Apenas tocamos na orla de seu manto e já provamos o seu grande amor e
poder. Contudo, à medida que a nossa comunhão com ele aumenta, vamos provando
da sua ? delidade, compaixão, bondade, justiça, verdade e poder. E vamos
nos tornando “velhos pescadores de almas”, podendo dizer como Paulo: Sei em
quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso (2Tm 1.12).
Conhecer Jesus é a mais linda aventura da vida.

É mergulhar no oceano do amor
É aprender a ser bom com o Senhor,
É caminhar, alimentar do sabor da sua mesa de dons
Ouvir de seus lábios os sons que nos trazem coragem,
E então prosseguirmos viagem
Até o seu reino, pois aqui estamos só de passagem.

Pai, quero conhecer- te mais e mais. Quero banhar os meus
pés em teu amor e mergulhar em tua ? delidade. Ensina-me os
teus caminhos e revela-te a mim cada dia mais. Amém.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Momento missionário: Afeganistão

Hoje vamos falar do Afeganistão, um país em destaque nos noticiários por suas guerras internas e externas. É o sexto país na classificação de países por perseguição, a religião dominante nesse país é o islamismo.É um país que precisa muito das nossas orações, então esse é seu dever missionário dessa semana.
Motivos de oração:

1. Ore por obreiros cristãos afegãos e estrangeiros que se dedicam ao ensino espiritual e secular do povo.

2. Ore pelos cristãos, para que eles nunca percam a esperança. Ore por proteção.

3. Interceda pelos missionários envolvidos em ajuda humanitária e capacitação profissional dos afegãos. Eles correm riscos cada vez maiores de serem sequestrados e assassinados. Peça a proteção e a sabedoria de Deus para eles e suas agências.

domingo, 22 de agosto de 2010

Aniversário de 19 anos de nossa igreja

Para celebrar os 19 anos de nossa igreja, o Iluminando terá uma edição especial. Vamos relembrar momentos importantes que aconteceram em todo esse período. Teremos uma novidade. Aguarde então, em setembro.

GPS

Irmãos, os grupos pequenos de pastoreio continuam a se reunir às terças à noite no templo. Se você não tem frequentado já é hora de visitá-los. Às terças, às 19h30.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Reportagem "A Nova Reforma Protestante"


O trecho a seguir foi retirado de reportagem da revista Época de 09/08/2010. O texto trata de como agem os novos evangélicos do Brasil.

Inspirado no cristianismo primitivo e conectado à internet, um grupo crescente de religiosos critica a corrupção neopentecostal e tenta recriar o protestantismo à brasileira

Irani Rosique não é apóstolo, bispo, presbítero nem pastor. É apenas um cirurgião geral de 49 anos em Ariquemes, cidade de 80 mil habitantes do interior de Rondônia. No alpendre da casa de uma amiga professora, ele se prepara para falar. Cercado por conhecidos, vizinhos e parentes da anfitriã, por 15 minutos Rosique conversa sobre o salmo primeiro (“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios”). Depois, o grupo de umas 15 pessoas ora pela última vez – como já havia orado e cantado por cerca de meia hora antes – e então parte para o tradicional chá com bolachas, regado a conversa animada e íntima.

Desde que se converteu ao cristianismo evangélico, durante uma aula de inglês em Goiânia em 1969, Rosique pratica sua fé assim, em pequenos grupos de oração, comunhão e estudo da Bíblia. Com o passar do tempo, esses grupos cresceram e se multiplicaram. Hoje, são 262 espalhados por Ariquemes, reunindo cerca de 2.500 pessoas, organizadas por 11 “supervisores”, Rosique entre eles. São professores, médicos, enfermeiros, pecuaristas, nutricionistas, com uma única característica comum: são crentes mais experientes.

Apesar de jamais ter participado de uma igreja nos moldes tradicionais, Rosique é hoje uma referência entre líderes religiosos de todo o Brasil, mesmo os mais tradicionais. Recebe convites para falar sobre sua visão descomplicada de comunidade cristã, vindos de igrejas que há 20 anos não lhe responderiam um telefonema. Ele pode ser visto como um “símbolo” do período de transição que a igreja evangélica brasileira atravessa. Um tempo em que ritos, doutrinas, tradições, dogmas, jargões e hierarquias estão sob profundo processo de revisão, apontando para uma relação com o Divino muito diferente daquela divulgada nos horários pagos da TV.

Estima-se que haja cerca de 46 milhões de evangélicos no Brasil. Seu crescimento foi seis vezes maior do que a população total desde 1960, quando havia menos de 3 milhões de fiéis espalhados principalmente entre as igrejas conhecidas como históricas (batistas, luteranos, presbiterianos e metodistas). Na década de 1960, a hegemonia passou para as mãos dos pentecostais, que davam ênfase em curas e milagres nos cultos de igrejas como Assembleia de Deus, Congregação Cristã no Brasil e O Brasil Para Cristo. A grande explosão numérica evangélica deu-se na década de 1980, com o surgimento das denominações neopentecostais, como a Igreja Universal do Reino de Deus e a Renascer. Elas tiraram do pentecostalismo a rigidez de costumes e a ele adicionaram a “teologia da prosperidade”. Há quem aposte que até 2020 metade dos brasileiros professará à fé evangélica.



Revista Época (Ed. Globo) 09/ago/2010
Tema: Religião | matéria de capa

Devocional: Isto é um teste de fé

“Tu… nos submeteste à prova… nos refinaste como a prata…a um lugar de fartura nos trouxeste.”Salmo 66:10-12 NVI

Quando Jesus explicou qual era o preço de servi-lo, alguns de Seus discípulos foram embora. Mas o impacto dos que não fizeram isso ainda pode ser sentido no mundo de hoje. Quando escreveram suas epístolas, os apóstolos haviam aprendido a ver cada teste na vida como uma chance de fortalecer sua fé e multiplicar sua eficácia. Os testes de fé são oportunidades de entregarmos algo de valor a Deus, mesmo quando temos o direito de não fazê-lo. Em um teste de fé, você se sentirá atacado e pressionado pelas circunstâncias, mas não se sentirá distante de Deus; provado por elas, mas não julgado ou culpado. O Salmista escreveu: “Pois Tu, ó Deus, nos submeteste à prova e nos refinaste como a prata… a um lugar de fartura nos trouxeste” (Sl 66:10-12 NVI). Um teste de fé na verdade não testa nada a não ser que ele pressione você a ir além do seu último teste – além do que você já provou! Se tentar fugir ou recuar toda vez que chegar ao que parece ser o seu limite, você nunca saberá o quanto pode confiar em Deus – ou o quanto Ele pode confiar em você. O fogo que nos refina como a prata pode vir com a perda de um emprego, a perda de um relacionamento, da saúde, ou da reputação. Mas com Deus, o resultado final nunca é duvidoso. Se você está se perguntando hoje: “Quanto mais posso suportar?” ouça as palavras do Bispo JC Ryle: “Esta é a única coisa que podemos ter certeza, se o amanhã trouxer uma cruz, Aquele que a enviar pode dar e dará a graça para suportá-la”. No Reino de Deus, as coisas funcionam assim: “Fé testada, caráter refinado, abundância dada”.

Porção diária: Porção Diária: Leia Jz 1-3, Lc 12:49-59, Sl 119:49-56, Pv 17:18-21

Fonte: Palavra para Hoje

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Diáconos

Quem tem um chamado não pode ocultá-lo. Se você tem o chamado para diaconia deve integrar a equipe que está estudando para formação de diáconos. As aulas são ministradas aos domingos, às 17h.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Momento missionário: Mauritânia

A Mauritânia é um país africano com fortes problemas sociais e grande perseguição à Igreja cristã. Colonia francesa por muitos anos, a Mauritânia herdou muita pobreza, fome, violência e perseguição aos servos de Deus em suas terras. Calcula-se que um terço das crianças é desnutrida. O desemprego atinge 30% da população e a escravidão ainda existe no país.
Na nação pregar o evangelho é proibido, por Lei os mauritanos são proibidos de ouvir a Palavra. Os próprios governantes assumem o papel de carrascos não permitindo que a população tenha acesso ao evangelho.
Por Lei quem abandonar o Islamismo e tornar-se um Cristão recebe como sentença a morte. Nas leis de imprensa do país, é restrito a impressão de materiais religiosos não islâmicos, apesar de possui-los não ser um ato ilegal.
As populações são dividas por castas, por grupos espirituais, o que dificulta ainda mais a vida dos novos convertidos. Os missionários que se dispõem a levar as boas novas aos mauritanos estão passando por problemas e precisam da sua ajuda:

- Interceda pela Igreja mauritânia, peça para que os cristão de lá amadureçam em fé e fujam das tentações que insitem em aparecer;
- Ore pelo fim da miséria no país. Os cristão são os que mais sofrem com a falta de comida e renda, pois tem como fator determinante o preconceito e a ira dos líderes de outras religiões;
Peça a direção de Deus para aquele país, para que a misericórdia do Senhor alcançe a cada vida.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

40 dias de jejum e oração

Pelos próximos 40 dias temos um compromisso espiritual: jejuar e orar por nossos familiares. Você que entende a importância da família para a sociedade deste país deve participar também. Vamos pedir ao Senhor a restauração de vidas, de casais, de relacionamentos entre irmãos, de pais com os filhos e de filhos com os pais. Há um modo de se alcançar, mas o alvo será atingido apenas com jejum e oração. Integre este grupo, participe da Campanha de 40 dias de Jejum e Oração.

domingo, 8 de agosto de 2010

Hoje é dia de culto!

Hoje temos culto na Igreja Batista Luz para as Nações. Você é nosso convidado, compareça na Avenida Custódio de Sá e Farias, 921, em São Paulo, SP.

No culto de hoje teremos a abertura da campanha de 40 dias de jejum e oração em favor da família. Leve a sua e entenda o que Deus tem para ela.

O culto começa às 19h e a ministração é do pastor Roberto Perini.

Pai, muito obrigado

Pai, obrigado por me segurar em seu colo no meu nascimento e me olhar com ternura e orgulho. Obrigado por dizer a todos que eu sou o presente de Deus para a nossa família. Obrigado por me ensinar desde cedo bons modos, valores, lições de moral e as lições de nosso Senhor.
Obrigado também por me apoiar nas vezes em que pensei em largar tudo, desistir, fugir e nunca mais voltar. Você não deixou de acreditar em mim, e hoje aqui estou.
Agradeço pelas noites em claro que você passou ajoelhado, orando e pedindo por minha vida, agradeço a sua proteção e o seu amor.
Pai, muito obrigado por suas broncas e por seus afagos, obrigado por seu investimento de tempo e dinheiro e por suas lágrimas em meu favor.
Não devo esquecer de agradecer os seus conselhos de mocidade, cheios de princípios e sabedorias, por mais que à época pareçam chatos e sem valor, mas que num futuro logo poderão ser entendidos.
Pai, muito obrigado por me amar, por acreditar em mim e por se dispor a estar ao meu lado em vários momentos da minha vida. Obrigado, pai, por ser parte da minha vida.


Feliz dia dos pais!

sábado, 7 de agosto de 2010

Santa Ceia!

Sábado, dia 14, é dia de Santa Ceia. Você membro deve participar deste momento. Esperamos por todos, sábado, dia 14, às 20h.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Os 5 passos para um jovem cristão


Como os jovens podem descobrir os propósitos de Deus para suas vidas

Há na juventude uma mistura de expectativas e ansiedades intensas. Nessa época, nossa mente está cheia de preocupações, nossos corações com medo e com constante frio na barriga. A fase difícil da adolescência e juventude não é exclusiva dos jovens do mundo. Nós, cristãos, passamos por ela também. É a época mais propensa a pecar e a se afastar dos caminhos do Senhor.

Para passar por tudo isso não é fácil, mas Deus em Sua infinita misericórdia, nos mostra como ter êxito nesse caminho. Em cinco passos é possível descobrir quais são os propósitos de Deus para a juventude e seguir adiante neste caminho.

Santidade – É o que Deus mais espera de Seu povo. Em Hebreus 12:14, a Palavra nos mostra que sem a santidade ninguém verá a Deus. A juventude tem sido santa? Os atos são de santos? Muitos buscam o prazer carnal e se aventuram no pecado e na perdição espiritual. É propósito principal do Senhor a santificação das vestes, das ações e da mente dos jovens.

Obediência – Em 1 Samuel 15:22, fica clara a preferência do Espírito Santo. É melhor obedecer do que oferecer sacrifícios, Deus não quer holocaustos, Ele deseja a obediência de um coração contrito. Os jovens precisam reaprender a obediência.

Submissão – Apenas com a orientação de Deus alcançamos a plenitude espiritual. Tiago 4:7 nos fala para nos sujeitar a Deus, sermos submissos. Quão difícil é isso. Às vezes queremos ter liberdade, criamos asas e tentamos nos afastar de quem nunca se afastou de nós. Submissão em todo o tempo.

Separação para Deus – No livro de Salmos 119:9, o Espírito ensina como o jovem cristão pode manter puros os seus caminhos. Simples, desde que se baseie na Palavra de Deus como um norte em suas ações. Para ter uma vida reta, o jovem precisa ser separado para Deus. Não digo que deva abandonar amigos e família, é propósito Dele que tenhamos relacionamentos, mas não podemos ter mais apego a pessoas e objetos do que ao Seu nome.

Vencedores em Cristo – Deus fez o Seu povo vencedor desde o início. Em 1 João 2:14 parte b, o Senhor fala de nossa força e diz que a Sua Palavra permanece em nós. Somos vencedores, pois temos destruído o inimigo. Apesar de tantas ações para roubar nosso tempo, a beleza de nossa juventude, esse povo escolhido dá uma resposta a altura para quem quer atacar e abater os amados do Pai.

Com esses pontos, a juventude cristã, a menina dos olhos de Deus, trará muitas alegrias ao Senhor. A fase pode ser difícil, mas para os que estão em Cristo ela terá um sentido.
Glórias ao Senhor!

Lucas Meloni, editor do Iluminando.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Artigo do pastor: João 8

João 8:30-38
30 Tendo dito essas coisas, muitos creram nele. 31 Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. 32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
33 Eles lhe responderam: "Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?"
34 Jesus respondeu: "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. 35 O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. 36 Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. 37 Eu sei que vocês são descendentes de Abraão. Contudo, estão procurando matar-me, porque em vocês não há lugar para a minha palavra. 38 Eu lhes estou dizendo o que vi na presença do Pai, e vocês fazem o que ouviram do pai de vocês”.


Nenhuma personalidade na história da humanidade foi ou é mais intrigante e desafiadora do que a pessoa de Jesus. A figura do Deus Eterno encarnado, habitando entre os homens é inconcebível para a mente humana.
As grandes controvérsias da igreja, as grandes discussões sempre foram em torno da pessoa de Jesus, era inadmissível:
1º Que o próprio Deus se transformasse em um homem;
2º Que Deus pudesse se deixar matar por mãos humanas;
3º Que um homem se tornasse o centro do universo
Durante 400 anos a igreja discutiu sobre quem é Jesus? Durante este período, concílios foram convocados para responderem esta pergunta. Porém os escritores bíblicos opinam sobre isso.
Para João o batista ele é o cordeiro de Deus:
No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” João 1.29
Para João o evangelista ele é o Deus encarnado:
Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1.14
Para o apostolo Paulo ele é Deus:
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Col 1.15-17
Na verdade este Jesus era o próprio Deus, se revelando ao homem de uma maneira mais compreensível. Quando o Senhor se revelou a Moisés, Ele o fez usando um arbusto (sarça) que ardia em chamas, porém não se consumia. Assim o Senhor falou como Moisés, e com revelações com a mesma intensidade lhe transmitiu sua vontade através da Lei.
Moisés perguntou: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’ Que lhes direi?” Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês". Êxodo 3.13-14
A revelação de Deus é gradativa, e assim o Senhor foi se revelando por todo VT, e também apontado para a vinda do Cristo como o Emanuel (Deus conosco). Os evangelhos atestam a condição de Jesus como Deus, o próprio Jesus assim testifica.
Enquanto ele estava falando, uma nuvem apareceu e os envolveu, e eles ficaram com medo ao entrarem na nuvem. Dela saiu uma voz que dizia: "Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam-no!" Lucas 9.34-35
Neste texto, enquanto Jesus orava foi transfigurado e apareceram Moisés e Elias e começaram a falar com Ele. Uma nuvem os cercou e da nuvem uma voz falou para Pedro, Tiago e João. Deus diz para que se ouçam as Palavras de seu Filho. A revelação é Deus se manifestando e falando através da pessoa de Jesus
Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. Hebreus 1.1-2
O autor de Hebreus tem a mesma revelação, Deus falou por Moisés e pelos profetas, mas hoje nos fala através de Jesus. O próprio Jesus confirma que ele e o Pai são um
Jesus respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: 'Mostra-nos o Pai'? João 14.9

Eu e o Pai somos um. João 10.30
Em nosso contexto, Jesus esta quebrando paradigmas, dogmas, este capitulo 8 de João é rico nestas informações. No início encontro com a mulher pega em adultério, a Lei mandava apedrejar, e Jesus “atire a primeira pedra quem não tem pecado”.
Em nosso texto acontece uma discussão entre os judeus e Jesus discussão sobre quem ele era.
Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados. João 8.24
Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou. João 8.28
Disseram-lhe os judeus: "Você ainda não tem cinqüenta anos, e viu Abraão?" Respondeu Jesus: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!" João 8.57-58
"Estou lhes dizendo antes que aconteça, a fim de que, quando acontecer, vocês creiam que Eu Sou. Eu lhes garanto: Quem receber aquele que eu enviar, estará me recebendo; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou". João 13.19-20
Nestes textos Jesus afirma ser ele o próprio “Eu sou”, o Deus da sarça, o Deus Eterno.
Jesus quebra todos os parâmetros da religião. Se Deus falou com Moisés em uma sarça, agora Deus fala através da pessoa Jesus.
Jesus diz: “Eu Sou”, quem me recebe, recebe também ao Pai.
Jesus está quebrando toda a estrutura religiosa como forma de relacionamento com Deus. Jesus esta se colocando acima da religião, abrindo assim uma nova possibilidade para uma vida transformada e não apenas isso, mas também para a transformação da sociedade.
Os judeus ouviram estas coisas e alguns creram nele. Jesus vai ensiná-los agora.

1 – Muitos creem em Jesus (30)
Aqueles judeus que o ouviam estavam presos as revelações antigas, era muito difícil para um judeu deixar sua forma de religião e crer em Jesus, era negar toda sua fé, toda a sua existência, era quebrar com os padrões da sociedade, era estar disposto a perder tudo.
Não era muito fácil para um judeu crer em Jesus, porque crer implicava muito mais do que uma declaração de fé verbal, mas implicava principalmente em uma mudança de vida, uma mudança de posição.
Jesus lhes ensina e lhes dá um esclarecimento do que Moisés e os profetas já tinham escrito sobre Ele. Jesus lhes apresenta a progressão da revelação. O que é isso? Se eu te der uma semente e não lhe disser que tipo de planta é; até mesmo que você a conhecesse, você só saberia como ela é; quando esta planta estivesse formada. Ou se eu lhe desse uma planta e lhe dissesse: Espere pelas flores. Você sabe que a planta dará flores, porém você apenas verá quando a planta florescesse.
O VT é esta planta que sabemos que crescerá, mas só saberemos como é quando ela crescer. O NT é esta planta já formada.
O judeu tinha que abandonar as tradições (não estou dizendo abandonar os princípios da Palavra de Deus (semente), mas a forma aparente de fé. Saber que a planta cresceu).
Muitos creem na existência de um Jesus histórico, que há 2 mil anos viveu e morreu. Porém crer em Jesus é mais do que o fato de acreditar em sua existência. Muitos estão presos a semente, não conseguem perceber a planta, nem as flores, a beleza, o perfume.

2 – Os discípulos permanecem nas Palavras de Jesus (31)
O padrão de conduta para um seguidor de Cristo são as Palavras de Jesus. Ele não está preocupado em formar uma nova religião, ele procura fazer seguidores (discípulos), e estes devem permanecer firmados em seus ensinos. Jesus não está se desfazendo do VT, mas o interpreta a luz de sua revelação divina
"Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: 'Não matarás', e 'quem matar estará sujeito a julgamento'. Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: 'Racá', será levado ao tribunal. E qualquer que disser: 'Louco!', corre o risco de ir para o fogo do inferno. Mateus 5.21-22
Aliás o sermão do monte é um bom exercício para aprendermos sobre a revelação de Jesus sobre Moisés e os profetas. Jesus se aprofunda no coração do homem e revela suas intenções, mostra a fragilidade humana diante dos mandamentos e propõe uma revisão dos valores pessoais a luz de sua Palavra.
Jesus não busca religiosos, denominações, crentes, devotos. Jesus mandou que fossem feitos discípulos, aqueles que agem segundo o seu ensino: amor, perdão, honestidade, integridade. Suas palavras são a base para um relacionamento com Deus, com o mundo, a sociedade, família, igreja.
Em João 15 Jesus fala sobre permanecer. Permanecer ligado a videira verdadeira, ligado ao amor do Pai, ligado suas Palavras. Perceba que o relacionamento com o Pai é somente através de Jesus (Jo 17)

3 – Conhecedores da verdade são livres (32)
Somente as palavras de Jesus podem comunicar a verdade.
Disse Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14.6
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. João 1.1
Jesus é o verbo encarnado, é a palavra de Deus na forma humana. Ele afirma ser a verdade e João faz um jogo de palavras de tal sorte que a Palavra é a verdade, e a Palavra encarnou, logo Jesus é a verdade, e apenas aqueles que estão na verdade são livres
Apenas o conhecimento de Jesus, de sua pessoa, de sua obra pode libertar o homem de seus temores, de uma vida fria e sem sentido, o medo, das prisões da alma, das hostes espirituais malignas, de uma vida de pecado.
Alguém diria que ser crente é ser escravo, não pode fazer nada, nem beber, nem fumar, cheirar, nem ir para a balada. Eu posso fazer todas essas coisas, mas não preciso delas, ainda me lembro de quando era executivo em uma grande companhia via as pessoas usando drogas (fumo, álcool, etc), para se liberarem em um evento. Quem é o escravo? Porém eu decidir ser diferente e já não é o que faço, mas aquilo que sou. Então eu não preciso dessas coisas.
Não apenas isso, conhecer a verdade em Cristo me livra de aberrações religiosas, até mesmo no meio de igrejas supostas cristãs, seja passa por um monte de sal, crer que uma rosa liberta de espíritos malignos, ou que se tem que sacrificar para se obter mais riquezas de Deus. Conhecer o caráter de Cristo me liberta de profetadas e revelações carnais, e de imposições e preceitos humanos.
“se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador”. Col 3.10
O cerne do cristianismo é que através de Jesus; Deus está formando uma família, e os filhos adotados por Deus se tornam a sua imagem, e é exatamente o conhecimento da verdade que os liberta de seu antigo viver.

4 – Libertos pelo filho (34)
A verdadeira libertação está no filho de Deus, isto vida e vida eterna
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
João 17.3
Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um". João 10.28-30
Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
Colossenses 1.13-14
Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,
Efésios 2.6
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Gálatas 5.1
Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne Gálatas 5.13
Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal 1 Pedro 2.16

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Casados com um propósito

Por Pr. Alexandre Silva


O Marriage Ministries International trabalha junto com a igreja local para curar e fortalecer os casamentos. Nossa firme convicção é que todos os casais têm uma tarefa do Senhor, e é nosso desejo ajudar a edificá-los e equipá-los para tal ministério como uma equipe de uma só carne.

Cremos que, quando os lares são fortes, as igrejas são fortes. Os princípios bíblicos compartilhados no curso “Casados Para Sempre” ensinam aos casais como andar na plenitude do relacionamento de uma só carne, capacitando-os a se tornar um lar cristão que seja luz, ministrando salvação, cura e libertação em nomedo Senhor Jesus. Para os casais cujos casamentos estão atribulados. O MMI oferece esperança de reconciliação e cura permanentes.

Os estudos do curso “Casados Para Sempre” providenciam as ferramentas necessárias para aqueles que estão procurando andar em paz e harmonia.

Os casamentos que ficaram frios e rotineiros descobrem nova vida e vibração, quando experimentam um aprofundamento do amor de Deus no MMI. O plano de Deus para o casamento torna-se cada vez mais empolgante e penetrante. Os casamentos rotineiros podem descobrir um novo despertamento na verdade da Palavra de Deus.
Os casamentos que já têm uma base firme caminham para a excelência, através dos princípios bíblicos ensinados nas aulas de MMI. Os casais que já têm bons casamentosaprendem a usar sua estabilidade para reproduzir vida em outros.
O curso “Casados Para Sempre” contém 13 lições, ministradas em 14 semanas, com os seguintes conteúdos:

Conteúdo do curso:

Semana 1 – Aliança: Explicação do termo aliança. Aliança como base para o
casamento. Termos e promessas da aliança.

Semana 2 – Uma Só Carne: O plano original de Deus para o casamento. O que
aconteceu ao casamento na queda. O que o Senhor Jesus Cristo redimiu para o
casamento.

Semana 3 – Papéis: Os papéis bíblicos para o marido e a esposa, com base no modelo
do Senhor Jesus e a Igreja. Aplicação prática dos papéis nas áreas física, emocional e espiritual.

Semana 4 – Semeando e Colhendo: Percepção do nosso processo constante de semear
e colher em nosso casamento. Como selecionar sementes. O que fazer com colheitas
ruins.

Semana 5 – Perdão: O porquê da necessidade de perdoar o nosso cônjuge. Como
perdoar. Como continuar perdoando, mesmo que a ofensa se repita.

Semana 6 – Visão de Fé e Confiança: Como obter de Deus uma visão de fé para nosso
cônjuge e o nosso casamento. Fixando nossos olhos na Palavra e não nas circunstâncias.

Confiando na firmeza de Jesus.
Semana 7 – Orando Juntos: Intimidade e unidade na oração diária do esposo e da
esposa juntos. Por que orar no Espírito.

Semana 8 – Acordo: O que é acordo bíblico. Problemas com o acordo mundano. Como
marido e esposa podem andar juntos em acordo.

Semana 9 –Fluindo Juntos no Espírito: Quais são os dons do Espírito. Para quem
foram planejados. Eles estão disponíveis hoje. Dons no lar.

Semana 10 – Intimidade: O plano original de Deus para a união sexual do marido com
a esposa. Propósito do sexo. Benefícios da união sexual. Intimidade física dirigida pelo

Espírito Santo.
Semana 11 – Batalha Espiritual: Nosso cônjuge não é nosso inimigo! Contra quem
estamos lutando? Quais são nossas armas. Como lutamos.

Semana 12 – Estilo de Vida: Padrões santos da Palavra para o casamento.
Reconhecimento de áreas de trevas em nosso relacionamento conjugal. Alinhando
nossas vidas com o plano de Deus mostrado na Palavra.

Semana 13 –Ministério de Uma Só Carne: Deus não nos abençoou apenas por
abençoar. Dando de nossa abundância. Como fluir como uma equipe de uma só carne.

Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os grupos de “Casados Para Sempre” ministram em todos os Estados Unidos e nos cinco continentes. Casais estão descobrindo que “um casamento feito no céu” é realmente possível nesta terra. É nosso alvo ver lares cristãos que sejam luz em todas os lugares, em todas as cidades, em todas as nações, antes do retomo do nosso Senhor Jesus Cristo.

Visite o site oficial do Ministério Casados Para Sempre.
Líderes: Alexandre e Débora
Igreja Batista Luz Para as Nações
Para mais informações, envie um email para ale-2008-sp@hotmail.com ou se preferir
ligue para: (11)3412.9584 – 8289.8470 – 62914841, teremos prazer em atendê-los. Deus quer abençoar seu casamento.

domingo, 1 de agosto de 2010

Quadro de Família

Eu estava sentado em minha cadeira favorita, estudando para a fase final de meu doutorado, quando Sarah apareceu com uma pergunta:

- Papai, você quer ver meu desenho?

- Sarah, papai está ocupado. Volte um pouco mais tarde, querida.

Eu estava ocupado.

O trabalho de uma semana inteira a ser feito em apenas um fim de semana.Dez minutos depois ela entrou na sala.

- Papai, me deixa te mostrar o meu desenho.

- Sarah, volte mais tarde. Isto que estou fazendo é importante.

Três minutos depois ela entra novamente, fica à um palmo de meu nariz e falou com todo o poder que um comandante de cinco anos de idade poderia conseguir:

- Você quer ver ou não?

- Não, eu não quero.

Com isso, ela zuniu pra fora e me deixou só. E de alguma maneira, estando só naquele momento não estava tão satisfeito quanto pensei que ficaria. Me senti como que puxado e fui até a porta da frente.

- Sarah, - eu chamei - você poderia entrar um minuto, por favor? Papai gostaria de ver o seu desenho.

Ela entrou sem reclamações e se atirou em meu colo. Era um grande quadro. Ela lhe deu até um título. No alto, com sua melhor letra, estava escrito:

NOSSA FAMÍLIA.

- Me explique o quadro. Pedi à ela.

- Aqui é a Mamãe (uma figura de palito com cabelo longo, amarelo, ondulado), aqui sou eu, do lado de Mamãe (com um sorriso no rosto), aqui é Katie (nosso cachorro), e aqui é Missy (a pequena irmã dela).

Era uma interessante apresentação da forma como ela via nossa família.

- Adorei seu desenho, querida. Vou pendurar na parede da sala de jantar, e toda noite quando eu voltar pra casa eu vou olhar para ele.

Ela sorriu de orelha a orelha e foi brincar lá fora. Voltei aos meus livros. Mas por alguma razão eu mantive a leitura no mesmo parágrafo repetidamente. Algo me deixava intranqüilo. Algo sobre o desenho de Sarah. Alguma coisa estava faltando. Eu fui até a porta da frente.

- Sarah, - eu chamei - você poderia voltar aqui dentro um minuto, por favor? Eu quero olhar seu desenho novamente.

Sarah voltou ao meu colo.

Hoje, fecho meus olhos e posso ver exatamente o jeitinho dela. Bochechas rosadas. Rabo de cavalo, short vermelho e tênis. Uma boneca de pano, chamada Nellie, debaixo do braço. Eu fiz uma pergunta para minha pequena menina, mas não estava certo de querer ouvir a resposta.

- Querida... Tem a Mamãe, e Sarah, e Missy. Até Katie, que é um cachorro está no desenho. E tem o sol, e a casa, e esquilos e pássaros. Mas Sarah... onde está seu papai?

- Você está na biblioteca. Ela respondeu.

Com aquela declaração simples, minha pequena princesa parou o tempo para mim. Erguendo-a suavemente, eu lhe mandei de volta para brincar ao sol de primavera. Eu me afundei em minha cadeira com a cabeça girando. A declaração simples de Sarah.

- Você está na biblioteca.

- prendeu minha atenção por um bom tempo.

Pendurei o desenho na parede da sala de jantar conforme tinha prometido à minha menina. E por aquelas longas semanas que antecederam a defesa de minha tese, eu encarei aquele retrato esclarecedor. Finalmente terminei meu doutorado. Agora eu era "Dr. Rosberg", e eu deveria ter me sentido muito bem. Mas francamente não havia muita alegria em minha vida.

Uma noite depois da graduação, Barbara e eu estávamos conversando na cama e eu lhe perguntei:

- Barbara, obviamente você viu o desenho da Sarah pendurado na parede da sala de jantar.

Por que você não disse nada?

- Porque eu sei o quanto feriu você.

Palavras de uma sábia mulher. Àquele ponto, eu fiz a pergunta mais difícil de minha vida.

- Barbara... Eu quero voltar pra casa. Posso?

Vinte segundos de silêncio se seguiram. Parecia que eu prendia meu fôlego por mais de uma hora.

- Gary, - Barbara disse cuidadosamente

- as meninas e eu te amamos muito. Nós o queremos em casa. Mas você não esteve aqui. Eu me senti como mãe e pai durante muito tempo.

As palavras impressas parecem frias, mas ela as disse com carinho e ternura. Era apenas a verdade clara, sem disfarce. Minha pequena menina tinha desenhado o quadro,e agora a mãe dela dizia as palavras. Minha vida tinha sido descontrolada, minha família estava em piloto automático, e eu tinha uma longa estrada pela frente se quisesse as conquistar novamente.

Mas eu tinha conseguir. Agora que a névoa tinha se dissipado, se tornou o objetivo mais importante de minha vida.

Tradução de SergioBarros do texto de Gary Rosbe

Fonte: Lagoinha.com (Portal da Igreja Batista da Lagoinha)