Seja bem vindo!

É motivo de grande alegria tê-lo visitando este blog. Que Deus te abençoe muito e que nosso trabalho seja edificante para a sua vida. (IBLPN)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Por que as igrejas se dividem? - Parte 1


Nos últimos anos igrejas tradicionais têm se separado ao redor do mundo. A divisão resulta em uma geração entristecida e desanimada. A obra no Reino para. Mas por que acontece esta divisão? Isto é o que o Iluminando Batista vai procurar responder a partir de hoje com esta série de mensagens chamada "Por que as Igrejas se Dividem", de autoria do pastor da IBLPN, Roberto Perini.

Os textos serão publicados sempre às terças.

(Iluminando - sejailuminando@gmail.com)

As religiões baseiam suas ortodoxias e ortodopraxia nas percepções do sagrado, desenvolvidas dentro de uma cultura. Todos nós temos uma ideia sobre o sagrado, mas convém precisá-la. Nas últimas décadas, muitos canalizaram seus esforços na dedicação do seu estudo e como resultado conseguiram um certo consenso a respeito do que significa ou da experiência humana quando falamos de sagrado.
Quando falamos de reflexão sobre o sagrado, encontramos as respostas polarizadas, de um lado Émile Durkhein, sociólogo francês, que explica o sagrado como uma projeção simbólica da identidade do clã ou do grupo tribal; representa a tradição positivista e redutora em sua análise da experiência religiosa. No outro pólo está Rodolf Otto, alemão, teólogo e historiador das religiões, que define o sagrado como um poder que se situa além do âmbito humano; e quer fazer justiça ao portador da experiência religiosa. Ambos têm em comum fazer do sagrado o fundamento da religião. Acrescentamos ao processo de reflexão Mircea Elíade através de sua corrente hermenêutica continuadora da fenomenologia e da historia das religiões.

* A busca do sagrado através do elemento sociológico

Para a escola durkheimiana a busca da origem do sagrado acontece na sociedade sem preocupação com o transcendente ou o sobrenatural. Buscam a partir das sociedades primitivas o lugar de nascimento do sagrado e da religião elementar na tentativa de encontrar o elemento constitutivo do sagrado. Tal elemento é o “maná” , que pode ser mais bem definido por sagrado: uma força “sui generis”, imaterial e impessoal que exprime a hipóstase do clã. O mistério do sagrado fica desvendado pela sociedade como um conjunto de forças que se perpetuará como produto da consciência coletiva como um conjunto de crenças. O clã suscita a sensação de poder do sagrado e o projeta para um segundo momento, o totem , que é o corpo visível do sagrado. Assim o clã é visto como a origem do sagrado e da religião.
O culto também é originado pela sociedade que cria o sagrado, fruto dos rituais e ações simbólicas. Para a escola durkheimiana, o sagrado é uma categoria fundamental da consciência coletiva que foi originada na sociedade. O fenômeno religioso é visto apenas nas suas dimensões sociais e culturais (reducionismo), o sagrado aparece como um produto da sociedade que se converte em meio para sua manutenção e prossecução. A religião é a manutenção do sagrado. (Roberto Perini - pastor da Igreja Batista Luz para as Nações)

sábado, 5 de novembro de 2011

ATOS 1:8 - Somália


Miséria é a palavra que descreve com mais fidelidade a situação da Somália, o país desta edição. A fome e a pobreza se espalham por todos os cantos da nação africana que tem uma das maiores taxas de mortalidade infantil do mundo. A impressão que se tem é de que o país vive à margem da Justiça, pois não tem Constituição declarada e vive a base da pirataria marítima. Constantemente é possível assistir em telejornais as ações de embarcações somalianas que atacam navios de países europeus em mar aberto.
Não há proteção individual assegurada. Se um cristão, por exemplo, evangelizar em praça pública e um grupo de muçulmanos – grande parte da população – decidir matá-lo, o missionário não será protegido pela polícia local. Isso faz com que o país receba a cada ano menos evangelistas. Vamos orar pela Somália.

- Peça a Deus para que missionários se levantem naquele lugar;

- Interceda pelas autoridades para que ajam com discernimento;

- Clame pela graça do Pai sobre os somalianos

Deus não quer que você se esqueça da Somália durante as orações.

(Com informações da Missão Portas Abertas)

Semana que vem tem Santa Ceia


No próximo sábado acontece a Santa Ceia do mês de novembro. No dia, também será realizada assembleia para eleição da nova Diretoria. Os membros estão convidados a comparecer. O culto tem início às 20 horas. Haverá cantina sob responsabilidade dos adolescentes do Ministério Antithesis Teen e o valor arrecadado será usado na compra de material esportivo.

domingo, 9 de outubro de 2011

ATOS 1:8 - Arábia Saudita


A edição desta semana do “Atos 1:8” traz a Arábia Saudita. Circundada pelo Mar Vermelho e pelo Golfo Pérsico, o país está localizado no coração do Oriente Médio e possui fronteiras com outras sete nações. Grande parte de seu território é desértico, com a presença de alguns poucos oásis. Há cerca de 42 grupos étnicos na Árabia Saudita, todos unidos por um forte nacionalismo religioso. A população é adepta do Islamismo Sunita.
O país em uma economia baseada no petróleo, com forte controle governamental sobre as principais atividades econômicas. Possui cerca de 20% das reservas mundiais de petróleo comprovadas.
O governo não reconhece legalmente a liberdade religiosa e nem dá proteção a grupos que se reúnam ilegalmente. A prática pública de religiões não muçulmanas é proibida. A Arábia Saudita é uma monarquia islâmica sem proteção legal à liberdade de religião. O islamismo é a religião oficial e a lei exige que todos os cidadãos sejam muçulmanos. De acordo com a Sharia, a apostasia (abandono do islamismo) é considerada um crime punível com a morte, se o acusado não se retratar. O governo reconhece o direito de cristãos estrangeiros cultuarem em particular.

Vamos orar pela Arábia:

- Interceda pelos missionários e cristãos;
- Peça a graça do Pai sobre aquela população
- Clame a Deus para que levante novos governantes para direcionar a nação

A Arábia é o seu desafio missionário da semana.

Fonte: Missão Portas Abertas

sábado, 17 de setembro de 2011

IBLPN comemora 20 anos





Histórias, testemunhos, orações em grupos e lições aprendidas. Nestes vinte anos, não faltam pessoas que tenham suas vidas ligadas a esta igreja. Celebre conosco.

Ordenação


No último sábado, os irmãos Alexandre Silva e José Silveira foram ordenados pastores. Nós, como igreja, desejamos as bênçãos do Senhor sobre suas vidas, ministérios e famílias.

ATOS 1:8 - IRÃ


O Irã, segundo país que mais persegue cristãos no mundo, de acordo com a Missão Portas Abertas, emitiu um alerta de prisão na terça-feira, dia 6, dirigido a cinco iranianos – incluindo uma jovem grávida – sob acusação de estarem ligados à prática de atividades evangelísticas.
A maior opressão enfrentada pelos cristãos é a perseguição dos governantes, a maioria faz parte do islamismo, o que resulta em igrejas destruídas, missionários presos e vítimas de agressão.
A Igreja está presente no país desde épocas remotas, como do Antigo Testamento. Mas, com a chegada do islamismo no Irã, ela começou a sofrer opressão.
Depois da Revolução Islâmica, em 1979, a situação da Igreja mudou drasticamente, resultando na queda do número de cristãos nas igrejas oficiais, principalmente por causa da emigração para outros países.
O governo do Irã está consciente do desdobramento da Igreja nas últimas décadas. Ele tem procurado impedir e tornar impossível o crescimento dos cristãos.
É permitido que igrejas ligadas à minorias étnicas ensinem a Bíblia ao seu próprio povo e em sua língua. No entanto, essas igrejas são proibidas de pregar em persa, a língua oficial do país.
Muitas igrejas recebem visitantes durante seus cultos, alguns deles, entretanto, são da polícia secreta e monitoram as reuniões.

1º Ore para que os novos convertidos sejam treinados e assumam papeis de liderança em novas congregações em todo o país;

2º Agradeça a Deus pelo crescimento da igreja iraniana e peça criativa aos seus dirigentes para que o trabalho não pare;

3º Muitos mártires cristãos eram chefes de família. Ore por suas viúvas, que têm de cuidar dos filhos com poucos recursos.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Amor = paciência = amor


Certa vez uma pessoa compartilhou comigo que está cada vez mais difícil encontrar “paciência”. Então começamos a discutir sobre o assunto. Nos nossos dias, no mundo sem Cristo, muitos se tornaram individualistas, impacientes com todo tipo de situação e até nós, em algumas ocasiões, nos permitimos pensar e agir como os que não conhecem o amor de Cristo e chegamos a pensar: “poxa, se as pessoas que são donas do próprio nariz não cuidam da própria vida, somos nós que temos que nos preocupar?”

Eu pergunto: “Somos nós que temos que nos preocupar?” Então, você pode até me responder: “como mudar o que não quer ser mudado? O livre arbítrio está aí, à disposição de todos e determina o que queremos, quando queremos e para que queremos algo ou alguma coisa.”

Externei exatamente essas possíveis indagações justamente porque foi o que meu amigo compartilhou enquanto discutíamos a respeito da PACIÊNCIA. Sabe por que é tão difícil exercitar a paciência? Porque a paciência está associada ao mais lindo dos dons: O AMOR. Hoje as pessoas não amam de verdade, ou, “dosam” esse sentimento com predileções a respeito de quem merece. Há inúmeros exemplos, situações, como: “ah meu irmão, eu te ajudo sempre que você precisar. Você errou ontem, mas hoje e amanhã será diferente, estou com você.” Quando ajudamos o próximo sem reparar o que tem para oferecer ou o que faz, simplesmente escolhemos exercitar a paciência e o amor, sendo a pessoa merecedora ou não. Outro exemplo: “Hoje eu te ajudo, mas se persistir no erro, esquece, entrego você a própria sorte.” Esse é o pior incentivo que se pode dar, é como se disséssemos assim: “olha, se você errar de novo, me esqueça! E da próxima vez, não conte comigo.”

Esquecemos do que a Bíblia nos ensina, de que há muito mais do que o livre-arbítrio, que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Eu também já me permiti desistir de vidas, até enxergar a vontade boa, perfeita e agradável do Senhor para comigo e o que Ele deseja de mim. Assim como Ele não desiste de mim, não posso desistir do meu próximo.

O que quero dizer com isso? Que sem paciência é difícil exercitar o amor e externar esse amor por meio de nossas vidas. É verdade, que, se as pessoas não quiserem ser ajudadas, fica difícil, mas, eu me apego aos inúmeros exemplos bíblicos, dentre eles, o do jovem que sofria de epilepsia e foi seu pai que o levou até Jesus. Ele chegou ao ponto de ser, literalmente, levado até Jesus porque com a própria força não o faria devido a doença que sofria. Se você é pai ou mãe, sabe da paciência que precisa ter com seu filho, ainda mais se for uma criancinha que precisa de cuidados. Mas acima de qualquer cuidado necessário, você AMA seu filho e é por isso que, encontrará paciência mesmo achando que não tem mais, você saberá lidar com a situação.

Eu fui confrontada com essa realidade de que falta amor, por isso considero o assunto sério. Se olharmos apenas para a “paciência” em si, não é difícil? Claro que é. Mas se acrescentamos o amor às situações e o concedermos gratuitamente até mesmo a quem não merece (na nossa ótica), ficará mais fácil tentar, ou pelo menos não vai parecer tão difícil. O bom de tudo isso é que Deus sempre nos concede a oportunidade de mudar, de semear para colher bons frutos e acima de tudo, nos dá paciência para que suportemos a nós mesmos quando saímos do centro de Sua vontade para agradar outros. Temos que agir e reagir como Cristo. Ser o que Ele quer que sejamos e se isso vai agradar quem convive conosco, não sabemos, o que nos importa saber é se o amor de Cristo está sendo externado através de nossas vidas.

Que dia-a-dia, possamos fazer a diferença e ser a diferença num mundo que tem se tornado tão cruel. Que o amor de Deus possa alcançar inúmeras vidas por meio das nossas vidas.

Coragem! Persista e não desista do que o Senhor tem entregado em suas mãos, tenha zelo, cuidado e acima de tudo: AMOR!

::Por Giane S. Santos

Historiadora, tecladista do Ministério de Louvor da Igreja Bereia em São Paulo/SP

gssantos.sp@gmail.com

Colaboradora do Portal Lagoinha.com

Aniversário de 20 anos

Estamos completando 20 anos de existência. São duas décadas de trabalho árduo na obra de Cristo e de assistência social. Por aqui passaram muitas pessoas e muitas vidas foram salvas ao reino. É tempo de rever amigos e ouvir testemunhos e histórias daqueles que fizeram parte desta congregação. Durante o mês de setembro teremos cultos especiais. Esteja conosco

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Encontro com Deus

Os dias 28, 29 e 30 de outubro serão especiais. Nesta data realizaremos mais um Encontro com Deus. O local escolhido será a Chacará Sarça Ardente. Além da comunhão e dos momentos de adoração, teremos a Palavra ministrada pelo pastor Roberto. A cura interior e a graça do Pai te esperam neste novo encontro. O valor total é de R$ 60. Para saber como participar, você deve procurar a irmã Vera.

domingo, 4 de setembro de 2011

Novos pastores

Os irmãos Alexandre Silva e José Silveira serão ordenados pastores durante um culto especial em nossa igreja a ser realizado no próximo sábado, a partir das 20 horas. É mais uma grande realização de nossa congregação nestes 20 anos de existência. Por conta disso, neste mês não haverá o culto de Santa Ceia. Você está convidado.(Iluminando)

Adoração ao Deus verdadeiro


A Palavra do Senhor é simplesmente surpreendente. Cada vez que a lemos certamente descobrimos, por meio da iluminação do Espírito Santo, revelações novas para nortear nossa vida de adoração ao Deus verdadeiro e de comunhão com os nossos irmãos.


Em Apocalipse 14.6-8, lemos: “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição.” Esse texto nos fala de um evangelho eterno para ser pregado a cada nação, tribo, língua e povo… para ser pregado em grande voz… e o teor desse evangelho eterno é: “[...] Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”

Que texto claro a respeito da adoração ao Deus Criador! Esse texto nos fala de um evangelho eterno. A adoração ao Deus verdadeiro já acontecia antes da criação de todas as coisas e depois de tudo que existe deixar de existir, Deus continuará sendo adorado. Antes do princípio de todas as coisas Ele era adorado pelos santos anjos, hoje Ele é adorado pelos santos anjos, por homens, mulheres, adolescentes, crianças que o reconhecem como o Deus Criador, mas virá o dia em que o Senhor será adorado somente por anjos, homens e mulheres que aceitaram a redenção por meio do sacrifício, do sangue de Jesus Cristo, pois estamos vivendo na dispensação (espaço de tempo) da graça, enquanto Deus aguarda que mais e mais pessoas se convertam a Ele por meio de Jesus Cristo.

Vivemos dias em que as pessoas são religiosas e a religião é o que elas estão preparando para oferecerem a um Deus que não está interessado em religião e sim nas pessoas. É importante frisar que a religião, na sua maioria, reconhece a Deus como o Criador, Arquiteto do Universo, Origem de tudo e todos, Aquele lá de cima, enfim, cada pessoa reconhece, de alguma forma, que Deus é Deus. Até mesmo o ateu, ao negar a existência de Deus afirma que Ele existe. Pois, se não existisse não precisava ser negado. Mas o que necessita ficar claro é que Deus elegeu um meio por meio do qual qualquer pessoa pudesse se achegar a Ele. E esse meio, essa ponte, essa ligadura é Jesus Cristo. Aleluia!

Segundo os estudiosos, a palavra religião vem do termo “religare”, ou seja, o ser humano é religado, ligado de novo ao Deus Criador. Jesus Cristo é exatamente esta conexão com Deus, logo, Jesus Cristo é a nossa “religação”, nossa religião. Não basta apenas crer que existe Deus. Adorá-lo é preciso.

Não há adoração sem sacrifício sobre o altar. Para isso precisamos de um cordeiro – Jesus é o Cordeiro, o sacrifício por intermédio do qual temos acesso ilimitado ao trono da graça, pela graça e de graça.

No tempo presente, os verdadeiros adoradores já estão em franca operação e crescimento, mas, de certa forma, estão misturados com todos aqueles que, acreditam no poder de Deus, embora ainda não tenham se posicionado em relação ao maravilhoso sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo – Jesus Cristo. E esse maravilhoso e misericordioso Deus, aguarda para que os mesmos se convertam a Ele seguindo os princípios que estão claramente expostos na Bíblia Sagrada. Pois, o desejo do Senhor: “[…] o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” Essa verdade é Jesus Cristo. Só Ele é o Cordeiro escolhido por Deus para propiciar a nossa salvação. Portanto, Ele é o Único por meio de quem nos aproximamos de Deus para adorá-lo. Ele é o Caminho oficial estabelecido por Deus. Lembre-se: sem o cordeiro não há adoração – Jesus Cristo é o cordeiro. Adore ao Cordeiro!

Deus o abençoe!

::Antônio Cirilo

Pastor da Igreja Batista de Contagem (MG), líder do Santa Geração, compositor e músico
assessoriasantageracao@hotmail.com / www.santageracao.com.br / www.twitter.com/prantoniocirilo

Colaborador do Portal Lagoinha

Fonte: Lagoinha.com (Igreja BATISTA da Lagoinha)

sábado, 3 de setembro de 2011

ATOS 1:8


“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.



A Coreia do Norte, país comandado pelo ditador Kim Joing-Il desde julho de 1994, é a nação que mais persegue cristãos no mundo, de acordo com o portal da Missão Portas Abertas. Menos de 2% da população total – estimada em 23 de milhões de habitantes – é formado por cristãos. Oficialmente há quatro igrejas em funcionamento. Duas protestantes, uma católica e outra ortodoxa, mas elas servem apenas para a propaganda política do ditador norte-coreano. Por isso, a maior parte dos cristãos fazem parte de igrejas clandestinas.
Pessoas que carregam um exemplar da Bíblia são presas e mortas. Em setembro de 2007, a revista americana Newsweek destacou o drama dos cristãos coreanos. Um desertor, Son Jong-Nam, converteu-se quando fugiu para a China, onde conheceu um grupo de missionários. Após certo tempo, ele voltou ao seu país como missionário. Lá, foi detido e acusado de ser espião. Atualmente, ele está no corredor da morte em Pyongyang. (Iluminando)

1º Louve a Deus pelo crescimento da Igreja e pela capacidade dos cristãos norte-coreanos de divulgar o evangelho mesmo sob rígidas restrições. Ore para que novas oportunidades de evangelismo sejam descobertas.

2º - O povo sofre com a obrigação de cultuar os líderes do país. Ore para que o vazio dessa falsa religião torne-se evidente e para que os norte-coreanos busquem o Deus verdadeiro.

3º - Os cristãos coreanos sofrem com a falta de Bíblias. A maioria dos cristãos não possui sua própria Bíblia e muitos não têm sequer acesso a uma. Ore para que ministérios cristãos consigam suprir o país com Bíblias. A maioria das Bíblias tem que ser contrabandeada e equipes de entrega continuam sendo necessárias.

Conheça outros países perseguidos por meio de nosso blog http://iluminandobatista.blogspot.com

Fonte: Missão Portas Abertas (MPA)

Música

Aos sábados pela manhã estamos ministrando teoria de iniciação musical de instrumentos de cordas. As aulas são gratuitas e destinadas apenas às crianças. Os pequenos interessados devem falar com os seus pais e estar em frente à igreja, a partir das 9 horas para que sigam para o local das aulas. (Iluminando)

sábado, 26 de março de 2011

O Japão para Jesus

Por Lucas Meloni, editor do Iluminando

Pouco mais de duas semanas após o terremoto seguido por um tsunami na região norte do Japão, a Cruzada Estudantil para Cristo está trabalhando para prestar auxílio humanitário e espiritual às vítimas. Em várias partes das cidades atingidas, a imagem que se vê é de jovens entregando roupas limpas, garrafas com água e alimentos para os sobreviventes.

Veja também: Número de mortos no Japão
Risco nuclear japonês preocupa o mundo
+Infográfico+ Catástrofes naturais recentes

O grupo pretende aproveitar a ocasião para evangelizar a população japonesa, usando como ferramenta o filme "Jesus". Eles acreditam que o Projeto JESUS Film poderá desempenhar um papel fundamental na transmissão da mensagem de esperança de Jesus Cristo.
A ideia é tentar repetir o resultado surpreendente de 2004 no sudeste asiático. Na época, a região havia sido atingida por um tsunami e as milhares de pessoas abaladas buscaram e descobriram o Senhor depois de assistirem ao filme.
O filme “JESUS” é baseado unicamente na Bíblia. Os organizadores acreditam que as vítimas dos desastres que receberem os DVDs possam encontrar a esperança em Cristo.

Com informações complementares de Gospel Prime

segunda-feira, 14 de março de 2011

Iluminando Batista alcança mil acessos

Iniciado em 22 de junho de 2010, o blog Iluminando Batista alcançou a marca de mil acessos nesta segunda-feira, dia 14. Projetado e desenvolvido pelo Ministério de Comunicação Audiovisual da Igreja Batista Luz para as Nações, a página tem foco evangelístico. Desde as suas primeiras postagens, com o detalhamento de todos os princípios batistas, até mesmo questões políticas, que estão diretamente ligadas ao povo cristão, são abordados neste projeto.

Veja também: Princípios Batistas
A História da Igreja Batista Luz para as Nações
Nossos trabalhos audiovisuais

A igreja local agradece aos nossos seguidores e aos leitores de nossas postagens. O trabalho aqui feito é uma forma de abençoar aos irmãos, usando a comunicação como instrumento na obra de Deus.

Como versículo para reflexão: 'A Ti, ó Deus, glorificamos, a Ti damos louvor, pois o Teu nome está perto, as Tuas maravilhas o declaram' - Salmo 75:1.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Confusões no Carnaval

Paralisação de policiais civis na Bahia pode causar transtornos na festa em Salvador

O carnaval começa nesta sexta-feira com problemas à vista na Bahia. A Polícia Civil baiana anunciou uma paralisação total de suas atividades por tempo indeterminado. O motivo, segundo a Corporação, seria a não prisão dos suspeitos de assassinato do também policial civil Valmir Borges Gomes, 54 anos, que foi morto por colegas da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), durante um confronto por volta das 21h30 de ontem, na Avenida Paulo VI, no bairro da Pituba.

Veja também: Carnaval de Salvador tem início tumultuado em meio a greves e paralisações
Furtos a residências crescem 41% durante o carnaval
Igreja Batista lança bloco para o carnaval de Salvador

A decisão de paralisação foi tomada em uma reunião nesta quinta pela manhã, feita a portas fechadas com representantes da categoria.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) se mostrou contrária à decisão dos agentes e entrou com um pedido na Justiça para o fim da paralisação.

O juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, Ricardo D’Avila, deferiu a liminar impetrada pela PGE, considerando que o motivo “é repetitivo, pois não é a primeira vez que o sindicato, as vésperas de festejos momescos, ensaia a paralisação da categoria dos policiais civis, atitude ensejadora de eventuais prejuízos à sociedade”. Com a decisão, a categoria deve retornar às atividades.

*Recomendamos ler: Como ser cristão no país do carnaval?

Mackezie entrega Bíblia para calouros


Iniciativa visa permitir que o aluno encontre no Livro Sagrado um caminho direto para conversar com Deus

A tradicional Universidade Presbiteriana Mackenzie entregou bíblias personalizadas para os seus calouros durante o segundo dia de aulas. A Bíblia é de bolso e tem o logo da universidade na capa.

Veja também: Portal da Igreja Presbiteriana do Brasil
Portal da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Portal da Sociedade Bíblica Brasileira

O livro segue os moldes das bíblias tradicionais, a novidade fica por conta de um capítulo ao final que descreve a Igreja Presbiteriana, proprietária da universidade, como “cristã, fiel à cosmovisão reformada e, ao mesmo tempo, comprometida com um ensino de qualidade, em ambiente de liberdade acadêmica e ausência de discriminação”.

“É desejo do Mackenzie que você encontre aqui não só conhecimento humano, mas que você conheça a Deus, relacione-se com ele e encontre alegria nesse relacionamento”, diz a universidade no texto de apresentação.

O chanceler presbiteriano Augustus Nicodemus Gomes Lopes foi quem recepcionou os calouros durante o início das aulas.

Com ajuda de Gospel Prime.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Perseguição assusta cristãos no mundo


Cristãos perseguidos na Coreia do Norte e Oriente Médio convivem com insegurança dia e noite; paradoxalmente evangelho se expande mais em países perseguidores do que em nações livres

Por Lucas Meloni, editor do Iluminando

A Coreia do Norte, liderada pelo ditador Kim Jong-il, é o país que mais persegue cristãos no mundo, segundo a Missão Portas Abertas. Na classificação geral ainda aparecem países como Afeganistão, China, Índia e Etiópia.
Na Coreia, por exemplo, os pais convertidos só podem falar de Jesus aos seus filhos quando estes começam a entender os riscos que podem enfrentar ao seguir a fé cristã.
Já no país com a segunda economia do mundo, a China, os cristãos fazem seus cultos em rios durante a madrugada.
No Oriente Médio, comunidades católicas e evangélicas passaram a sofrer ataques de extremistas islâmicos que grande frequência. (Conferir 'Cristãos são perseguidos por extremistas no Iraque')
Um recente ataque em uma capela no Iraque matou 40 pessoas, entre elas mulheres e crianças.
Apesar de toda os conflitos enfrentados pelos missionários, o evangelho está conseguindo chegar aos mais diferentes pontos do mundo, segundo o Portas Abertas. No país de Jing-il já há mais de 400 mil cristãos. Para os próximos anos, de acordo com teólogos, a expectativa é de que a tensão religiosa se agrave no Oriente, requerendo assim por parte da Igreja, cuidados para que não coloquem em risco a vida de seus enviados. Aos interessados pelas missões, o Portas Abertas e a Junta de Missões Mundiais, da Convenção Batista Brasileira têm mais informações.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Uma vida de Adoração

Adorar deve ser mais do que uma prática cotidiana na vida do cristão; deve ser um estilo de vida

Um Deus Criador, amável, justo e misericordioso como o nosso, deve ser adorado eternamente, em espírito e em verdade, conforme no diz a Palavra. Enquanto servos e filhos de Deus, precisamos entender que adoração é mais que uma prática, ela é um estilo de vida. “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.” (Salmo 66.1.) Em toda a terra, milhões e milhões de pessoas louvam e exaltam aquele que é merecedor de adoração.

Mas será que o Senhor tem encontrado verdadeiros adoradores? Será que ao trabalhar, estudar, descansar, fazer compras, viajar, sair com os amigos e em várias outras situações, o povo de Deus tem realmente vivido a plenitude de uma vida gerada para a adoração?


“A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação.” (Salmo 62.1.) Esperar em Deus é confiar na infalível ação dele, logo, também, é adorar. Constantemente, fazemos tantas coisas que podem ser consideradas banais, entretanto, não podemos nos esquecer de em tudo devemos adorar ao Senhor. A diferença de quem tem o estilo de vida de adoração para quem não tem é a percepção de que cada ato do seu dia pode ser melhor, mais puro, mais santificado. É um processo difícil de iniciar, pois é preciso se desfazer de atitudes já intrínsecas à personalidade. Contudo, depois que se adapta, percebe-se o quanto é satisfatório e viável uma vida assim.

Abraham Lincoln, um dos maiores presidentes dos Estados Unidos e cristão convicto, disse certa vez que Deus não criou o homem para durar um dia. Deus sonhou e criou o homem para a vida eterna. Vida baseada em santidade ao Deus Criador e na adoração ao seu Filho, que veio a Terra para renovar a lição de amor ensinada pelo Pai.

Não são poucos os motivos para que tenhamos um estilo de vida diferente, mas o principal é entender que Deus é o centro das nossas escolhas e atitudes. Quando entendermos isso, veremos, também, que Deus guiará todas as coisas em nossa vida.

O Espírito convence e a oração confirma, busquemos mais do Senhor e vivamos uma nova etapa dos nossos dias, para que sejam cheios de louvor puro, oração fervorosa e autêntica, testemunhos agradáveis e de muita alegria. Não o adoraremos apenas em situações grandiosas, o adoremos em todas as circunstâncias, na tristeza e na dor, na escassez e na abundância, na ajuda aos necessitados, “porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão.” (Marcos 9.41). Enfim, sejamos procurados e encontrados por Deus como verdadeiros adoradores (João 4.23).

Adoremos ao Senhor em todo tempo, louvemos a Ele com todos os sons!

::Lucas Meloni

Jornalista e membro da Igreja Batista Luz para as Nações, em São Paulo | lcs_lucas@meloni@yahoo.com.br

Colaborador do portal Lagoinha.com

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Culto para os jovens de 8 a 80 anos!


Acontece amanhã, às 8h da manhã, um café para jovens seguido por um culto especial. Toda a igreja está convidada. A ministração dará início às atividades dos jovens da Batista Luz para as Nações e também representa a volta dos cultos aos domingos pela manhã. A partir do próximo domingo, dia 13/02, os encontros matinais começarão às 9h, horário normal.
Você, jovem, está convocado, traga também um amigo. Não teremos hora para terminar.
A Palavra fica por conta do Pastor Roberto Perini. A Igreja fica na Avenida Custódio de Sá e Faria, 921.
Compareça