Seja bem vindo!

É motivo de grande alegria tê-lo visitando este blog. Que Deus te abençoe muito e que nosso trabalho seja edificante para a sua vida. (IBLPN)

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Artigo do pastor: João 8

João 8:30-38
30 Tendo dito essas coisas, muitos creram nele. 31 Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. 32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
33 Eles lhe responderam: "Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?"
34 Jesus respondeu: "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. 35 O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. 36 Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. 37 Eu sei que vocês são descendentes de Abraão. Contudo, estão procurando matar-me, porque em vocês não há lugar para a minha palavra. 38 Eu lhes estou dizendo o que vi na presença do Pai, e vocês fazem o que ouviram do pai de vocês”.


Nenhuma personalidade na história da humanidade foi ou é mais intrigante e desafiadora do que a pessoa de Jesus. A figura do Deus Eterno encarnado, habitando entre os homens é inconcebível para a mente humana.
As grandes controvérsias da igreja, as grandes discussões sempre foram em torno da pessoa de Jesus, era inadmissível:
1º Que o próprio Deus se transformasse em um homem;
2º Que Deus pudesse se deixar matar por mãos humanas;
3º Que um homem se tornasse o centro do universo
Durante 400 anos a igreja discutiu sobre quem é Jesus? Durante este período, concílios foram convocados para responderem esta pergunta. Porém os escritores bíblicos opinam sobre isso.
Para João o batista ele é o cordeiro de Deus:
No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” João 1.29
Para João o evangelista ele é o Deus encarnado:
Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1.14
Para o apostolo Paulo ele é Deus:
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Col 1.15-17
Na verdade este Jesus era o próprio Deus, se revelando ao homem de uma maneira mais compreensível. Quando o Senhor se revelou a Moisés, Ele o fez usando um arbusto (sarça) que ardia em chamas, porém não se consumia. Assim o Senhor falou como Moisés, e com revelações com a mesma intensidade lhe transmitiu sua vontade através da Lei.
Moisés perguntou: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’ Que lhes direi?” Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês". Êxodo 3.13-14
A revelação de Deus é gradativa, e assim o Senhor foi se revelando por todo VT, e também apontado para a vinda do Cristo como o Emanuel (Deus conosco). Os evangelhos atestam a condição de Jesus como Deus, o próprio Jesus assim testifica.
Enquanto ele estava falando, uma nuvem apareceu e os envolveu, e eles ficaram com medo ao entrarem na nuvem. Dela saiu uma voz que dizia: "Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam-no!" Lucas 9.34-35
Neste texto, enquanto Jesus orava foi transfigurado e apareceram Moisés e Elias e começaram a falar com Ele. Uma nuvem os cercou e da nuvem uma voz falou para Pedro, Tiago e João. Deus diz para que se ouçam as Palavras de seu Filho. A revelação é Deus se manifestando e falando através da pessoa de Jesus
Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. Hebreus 1.1-2
O autor de Hebreus tem a mesma revelação, Deus falou por Moisés e pelos profetas, mas hoje nos fala através de Jesus. O próprio Jesus confirma que ele e o Pai são um
Jesus respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: 'Mostra-nos o Pai'? João 14.9

Eu e o Pai somos um. João 10.30
Em nosso contexto, Jesus esta quebrando paradigmas, dogmas, este capitulo 8 de João é rico nestas informações. No início encontro com a mulher pega em adultério, a Lei mandava apedrejar, e Jesus “atire a primeira pedra quem não tem pecado”.
Em nosso texto acontece uma discussão entre os judeus e Jesus discussão sobre quem ele era.
Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados. João 8.24
Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou. João 8.28
Disseram-lhe os judeus: "Você ainda não tem cinqüenta anos, e viu Abraão?" Respondeu Jesus: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!" João 8.57-58
"Estou lhes dizendo antes que aconteça, a fim de que, quando acontecer, vocês creiam que Eu Sou. Eu lhes garanto: Quem receber aquele que eu enviar, estará me recebendo; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou". João 13.19-20
Nestes textos Jesus afirma ser ele o próprio “Eu sou”, o Deus da sarça, o Deus Eterno.
Jesus quebra todos os parâmetros da religião. Se Deus falou com Moisés em uma sarça, agora Deus fala através da pessoa Jesus.
Jesus diz: “Eu Sou”, quem me recebe, recebe também ao Pai.
Jesus está quebrando toda a estrutura religiosa como forma de relacionamento com Deus. Jesus esta se colocando acima da religião, abrindo assim uma nova possibilidade para uma vida transformada e não apenas isso, mas também para a transformação da sociedade.
Os judeus ouviram estas coisas e alguns creram nele. Jesus vai ensiná-los agora.

1 – Muitos creem em Jesus (30)
Aqueles judeus que o ouviam estavam presos as revelações antigas, era muito difícil para um judeu deixar sua forma de religião e crer em Jesus, era negar toda sua fé, toda a sua existência, era quebrar com os padrões da sociedade, era estar disposto a perder tudo.
Não era muito fácil para um judeu crer em Jesus, porque crer implicava muito mais do que uma declaração de fé verbal, mas implicava principalmente em uma mudança de vida, uma mudança de posição.
Jesus lhes ensina e lhes dá um esclarecimento do que Moisés e os profetas já tinham escrito sobre Ele. Jesus lhes apresenta a progressão da revelação. O que é isso? Se eu te der uma semente e não lhe disser que tipo de planta é; até mesmo que você a conhecesse, você só saberia como ela é; quando esta planta estivesse formada. Ou se eu lhe desse uma planta e lhe dissesse: Espere pelas flores. Você sabe que a planta dará flores, porém você apenas verá quando a planta florescesse.
O VT é esta planta que sabemos que crescerá, mas só saberemos como é quando ela crescer. O NT é esta planta já formada.
O judeu tinha que abandonar as tradições (não estou dizendo abandonar os princípios da Palavra de Deus (semente), mas a forma aparente de fé. Saber que a planta cresceu).
Muitos creem na existência de um Jesus histórico, que há 2 mil anos viveu e morreu. Porém crer em Jesus é mais do que o fato de acreditar em sua existência. Muitos estão presos a semente, não conseguem perceber a planta, nem as flores, a beleza, o perfume.

2 – Os discípulos permanecem nas Palavras de Jesus (31)
O padrão de conduta para um seguidor de Cristo são as Palavras de Jesus. Ele não está preocupado em formar uma nova religião, ele procura fazer seguidores (discípulos), e estes devem permanecer firmados em seus ensinos. Jesus não está se desfazendo do VT, mas o interpreta a luz de sua revelação divina
"Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: 'Não matarás', e 'quem matar estará sujeito a julgamento'. Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: 'Racá', será levado ao tribunal. E qualquer que disser: 'Louco!', corre o risco de ir para o fogo do inferno. Mateus 5.21-22
Aliás o sermão do monte é um bom exercício para aprendermos sobre a revelação de Jesus sobre Moisés e os profetas. Jesus se aprofunda no coração do homem e revela suas intenções, mostra a fragilidade humana diante dos mandamentos e propõe uma revisão dos valores pessoais a luz de sua Palavra.
Jesus não busca religiosos, denominações, crentes, devotos. Jesus mandou que fossem feitos discípulos, aqueles que agem segundo o seu ensino: amor, perdão, honestidade, integridade. Suas palavras são a base para um relacionamento com Deus, com o mundo, a sociedade, família, igreja.
Em João 15 Jesus fala sobre permanecer. Permanecer ligado a videira verdadeira, ligado ao amor do Pai, ligado suas Palavras. Perceba que o relacionamento com o Pai é somente através de Jesus (Jo 17)

3 – Conhecedores da verdade são livres (32)
Somente as palavras de Jesus podem comunicar a verdade.
Disse Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14.6
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. João 1.1
Jesus é o verbo encarnado, é a palavra de Deus na forma humana. Ele afirma ser a verdade e João faz um jogo de palavras de tal sorte que a Palavra é a verdade, e a Palavra encarnou, logo Jesus é a verdade, e apenas aqueles que estão na verdade são livres
Apenas o conhecimento de Jesus, de sua pessoa, de sua obra pode libertar o homem de seus temores, de uma vida fria e sem sentido, o medo, das prisões da alma, das hostes espirituais malignas, de uma vida de pecado.
Alguém diria que ser crente é ser escravo, não pode fazer nada, nem beber, nem fumar, cheirar, nem ir para a balada. Eu posso fazer todas essas coisas, mas não preciso delas, ainda me lembro de quando era executivo em uma grande companhia via as pessoas usando drogas (fumo, álcool, etc), para se liberarem em um evento. Quem é o escravo? Porém eu decidir ser diferente e já não é o que faço, mas aquilo que sou. Então eu não preciso dessas coisas.
Não apenas isso, conhecer a verdade em Cristo me livra de aberrações religiosas, até mesmo no meio de igrejas supostas cristãs, seja passa por um monte de sal, crer que uma rosa liberta de espíritos malignos, ou que se tem que sacrificar para se obter mais riquezas de Deus. Conhecer o caráter de Cristo me liberta de profetadas e revelações carnais, e de imposições e preceitos humanos.
“se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador”. Col 3.10
O cerne do cristianismo é que através de Jesus; Deus está formando uma família, e os filhos adotados por Deus se tornam a sua imagem, e é exatamente o conhecimento da verdade que os liberta de seu antigo viver.

4 – Libertos pelo filho (34)
A verdadeira libertação está no filho de Deus, isto vida e vida eterna
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
João 17.3
Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um". João 10.28-30
Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
Colossenses 1.13-14
Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,
Efésios 2.6
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Gálatas 5.1
Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne Gálatas 5.13
Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal 1 Pedro 2.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a sua visita ao nosso blog. Deus te abençoe!

IBLPN